Acessibilidade aos colaboradores portadores de deficiência auditiva ou surdez.

Com a missão de quebrar as barreiras de comunicação de seus colaboradores surdos, contratados pela Lei 8.213/91, ou Lei de Cotas, várias empresas no Brasil estão adquirindo os Telefones para Surdos produzidos pela Koller, próprios para o mercado corporativo. O objetivo é possibilitar que esses colaboradores possam se comunicar com fornecedores, familiares, clientes e amigos, sem necessitar de um funcionário ouvinte para ajudá-los.

Como funciona o Telefone para Surdos TPS03?

O Telefone Para Surdos, denominado pela Anatel como TTS – Terminal Telefônico para Surdos, é um sistema de comunicação telefônico onde os surdos podem se comunicar com outras pessoas digitando suas mensagens em um teclado e visualizando em uma tela as mensagens enviadas e recebidas.

Com quem o colaborador surdo poderá se comunicar através do TPS?

Através dele o usuário poderá se comunicar em tempo real com: •Outro Telefone para Surdos, com ligação direta, sem precisar da CIC 142.

•Qualquer Telefone fixo ou celular, com auxílio da Central CIC – Central de Intermediação Surdo Ouvinte (142).

 • Empresas que possuem Solução CAS – Central de Atendimento aos Surdos, como: bancos, operadoras de telefonia celular, companhias aéreas, laboratório farmacêutico, seguradoras, empresas de alimentação, cartões de crédito, etc. Vantagens do Telefone para Surdos em relação ao celular, msn, fax. Todos os meios de comunicação além do Telefone para Surdos são importantes para a comunidade surda, porém vamos listar algumas vantagens que o Telefone possui quando comparamos:

1.O surdo não precisa ter internet na sua casa ou empresa, nem a pessoa que recebe a ligação.

2.A comunicação é feita na hora, sem ter que esperar, como é o caso dos torpedos, e-mails, cartas, fax. Muitas vezes os torpedos levam horas para chegarem, e há casos em que a mensagem retorna.

3.Os custos das ligações efetuadas através da CIC 142 são tarifados da mesma forma que qualquer ligação da telefonia fixa. A ligação até a CIC não é tarifada, somente começa a cobrar após o atendente conseguir o contato com o ouvinte.

4.Através da Central CIC 142, pode-se ligar para qualquer pessoa ouvinte ou surda, empresa, Polícia, Hospital, Plano de Saúde, Escola, Faculdade, Amigos, Familiares etc.

Atualmente, é impossível pedir socorro para a Polícia, ou Bombeiro, via torpedos, e-mails ou fax. Já com o Telefone para Surdos, é possível.

Foto: Claudio Sindicic (fundador da Koller, in memorian) no Programa Jô Soares, em 1997, durante entrevista sobre o lançamento do Telefone para Surdos no Brasil

 

Ao completar 13 anos em 2009, a Koller consolida sua liderança no mercado de tecnologia em comunicação para a comunidade surda e pessoas com deficiência auditiva. É a primeira empresa brasileira do segmento a ter seus produtos homologados pela Anatel, sendo a única fabricante de Telefones para Surdos na América Latina.