Veja o Link           http://www.youtube.com/watch?v=GgM6TfsDd-g

 

Carta Aberta de Agradecimento ao Presidente Lula

 Foi com imensa satisfação e alegria que recebemos a informação da Lei 1.976/2008 publicada no Diário Oficial da União em 29 de outubro que institui em nosso país o dia 26 de setembro como Dia Nacional do Surdo.

 Há anos visando despertar e sensibilizar a consciência dos brasileiros para as dificuldades encontradas no cotidiano das pessoas Surdas, como suas especificidades educacionais, reconhecimento daLibras, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento de tecnologias, em 26 de setembro são realizados seminários, congressos e passeatas. Tais manifestações objetivam o asteio da bandeira dos Surdos, para comemorar suas conquistas, dentre elas, a oficialização da Libras-Língua Brasileira de Sinais (lei 10.436/2002), que vem fazendo a diferença na vida educacional de milhões de crianças, jovens e adultos surdos, proporcionando-lhes assim uma sociedade mais justa e igualitária.

 A data de 26 de setembro foi escolhida para comemorar o Dia do Surdo, devido ao fato de lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos, fundado por Dom Pedro II em 1857.

 Embora tenhamos diversos motivos para comemorar o Dia do Surdo em 26 de setembro, somente alguns municípios dispõem de lei para respaldar esta data, motivo pelo qual o Brasil, em um brado uníssono de alegria, celebra esta semana a noticia da oficialização deste importante dia. Deveras um marco em nossa história, mais um motivo de comemoração!

 Diante da oficialização do Dia Nacional do Surdo (Lei 11.976/2008), não podemos nos esquecer que a mesma é resultado do projeto de lei 1.791 de 1999 proposto pelo Exmo. Deputado Federal Eduardo Barbosa, amigo, apoiador e conhecedor da causa dos Surdos, a quem aproveitamos a oportunidade para agradecer.

 Com nossos corações repletos de satisfação, agradecemos imensamente a V.Ex.ª por evidenciar, através da oficialização do Dia Nacional do Surdo, sua sensibilidade e reconhecimento da importância da História e da Luta da Comunicadade Surda Brasileira.

 Sem mais, ressaltamos nossos votos de estima e elevada consideração.

 Atenciosamente,

 Karin Strobel

 Presidente da Feneis